A campanha Novembro Azul é uma mobilização mundial em prol da saúde do homem. Voltada a conscientização da prevenção do câncer de próstata.

Novembro Azul: não permita que o preconceito vença essa luta

A campanha Novembro Azul é uma mobilização mundial em prol da saúde do homem. Voltada a conscientização da prevenção do câncer de próstata, uma doença grave que afeta homens com idades a partir dos 50 anos, o movimento busca romper a barreira do preconceito que tanto impede que muitas vidas sejam salvas.

A importância da campanha Novembro Azul

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo da doença mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. As estimativas oficiais apontam que no ano passado foram diagnosticados cerca de 68.220 novos casos.

O diagnóstico precoce é o seu melhor aliado

O diagnóstico precoce é fundamental para a cura da doença. Por isso, é indicado que homens a partir dos 40 anos de idade façam regularmente o exame PSA. Ele é feito em laboratório a partir de uma amostra de sangue.

A partir dos 60 anos é importante fazer o exame de toque retal, que é mais seguro para se detectar anormalidades na próstata, como a presença de nódulos ou tecidos endurecidos. O exame é rápido e indolor.

Segundo o médico oncologista do Núcleo Especializado em Oncologia (Neon), Cristiano Drumond, em entrevista ao portal Oncoguia, as chances de cura da patologia podem chegar a 90%, se ela for diagnosticada em sua fase inicial.

“Os números mostram que 90% dos casos diagnosticados em fase inicial têm cura, desde que o diagnóstico e o tratamento ocorram em fase inicial. É importante que os homens passem a se cuidar como rotina, independente de sentirem algo ou não”, explica.

Sintomas

Infelizmente, o câncer de próstata em sua fase inicial não apresenta sintomas. Porém, conforme a doença vai evoluindo, surgem os sinais clássicos, como: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, sangue na urina, diminuição do jato de urina, entre outros. Vale ressaltar que esses sintomas são semelhantes ao crescimento benigno da próstata.

Em sua fase mais avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Por fim, vale a pena destacar que as formas de prevenção do câncer de próstata envolvem a manutenção do peso ideal, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas e ter uma alimentação saudável.

Faça a sua parte e cuide da sua saúde!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.