Outubro-Rosa-a-importância-do-diagnóstico-precoce-Transa-Transporte

Outubro Rosa: a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Há 29 anos a mobilização Outubro Rosa faz parte do calendário anual de campanhas de prevenção e cuidado a saúde. Voltada a conscientização sobre o câncer de mama, principalmente na prevenção, a campanha serve de alerta para toda a sociedade. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo responsável por cerca de 25 % dos novos casos a cada ano. Por essa alta taxa de incidência, a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de se combater a doença e aumentar as chances de cura.

O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é uma doença grave que afeta milhares de mulheres no mundo todo. A patologia caracteriza-se pela multiplicação desordenada de células da mama. Essa condição faz com que as células anormais aumentem, formando um tumor.

Segundo as estimativas divulgadas pelo INCA, em 2018, foram diagnosticados cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama no país. A incidência deste tipo de câncer no Brasil é de 29%, índice superior a média global, que é de 25%.

Formas de prevenção

A melhor forma de prevenir o câncer de mama é adotando hábitos mais saudáveis, como:

– A prática de atividades físicas regulares;

– Adoção de uma dieta balanceada e saudável;

– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

– Amamentar;

– Realizar a mamografia regularmente.

Tratamento

Se diagnosticado a tempo, as chances de cura do câncer de mama são altas. Por isso, é importante realizar mamografias regulares. O autoexame de toque e o autoconhecimento das mamas é fundamental para a percepção de alterações nos seios, como a presença de nódulos, alterações no mamilo, saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos, entre outros sintomas que servem de alerta para a doença.

Fique atenta a esses sinais e cuide da sua saúde!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.