Aqui não tem fumaça preta

Aqui não tem fumaça preta

Você sabia que grande parte da poluição que assola os centros urbanos provem da ação industrial e dos veículos? A fumaça preta liberada pelos meios de transporte contém uma grande quantidade de gases tóxicos, entre eles os óxidos de carbono (CO e CO2).

Obviamente, em nossa vida moderna, seria inviável utilizar somente meios alternativos de transporte. Distâncias longas e condições de terrenos adversas são alguns empecilhos para alguns tipos de modais alternativos. Você deve estar se perguntando: então temos que aprender a conviver com a fumaça preta? Não é bem assim. Há inúmeras pessoas, governos e empresas engajadas em reduzir a emissão de poluição. A Transa Transporte é uma delas e nas próximas linhas você vai conhecer como a empresa vem eliminando a fumaça preta.

Sem fumaça preta

Aqui não tem fumaça preta

A fumaça preta liberada pelos meios de transporte contém uma grande quantidade de gases tóxicos, entre eles os óxidos de carbono (CO e CO2).

Há algumas décadas atrás era comum que os antigos ônibus emitissem muita poluição pelo cano de descarga. Isso acontecia devido aos motores antigos que tinham processos diferentes para lidar com o combustível. A Transa Transporte sempre se preocupou com essa questão e ao longo da sua história procurou adquirir veículos que fossem menos agressivos ao nosso planeta.

Atualmente a empresa conta com veículos eletrônicos e que utilizam combustíveis mais limpos, uma tendência do mercado atual. É o que explica Carlos Fonseca, diretor da Transa Transporte.

“Hoje já é um padrão do mercado, praticamente todos os veículos atuais são eletrônicos. As vantagens são muitas, entre as principais são a facilidade de manuseio e a menor emissão de poluentes. Nós adquirimos em 2014 veículos que utilizam o óleo S10, que é um tipo de combustível que polui bem menos”, esclarece.

Inspeção

Veículos da frota passam por inspeção periódica

Veículos da frota passam por inspeção periódica

Outro fator que influencia na redução da poluição é a manutenção preventiva dos veículos. A cada 7.500 km percorridos, os ônibus passam por uma espécie de check-up. O setor de manutenção entra em ação, verificando e trocando as peças e componentes dos carros. Nada fica de fora e o que não tem mais serventia não é descartado diretamente na natureza, garante o gerente de manutenção, Sérgio Lardosa Cocchi. “Tudo é encaminhado para empresas credenciadas legalizadas para fazer o descarte ou reciclagem”.

Manutenção preventiva é realizada a cada 7.500 km

A manutenção preventiva previne que o combustível seja queimado de forma errada, gerando a fumaça preta.

Todos esses processos de manutenção são importantes para que os veículos funcionem corretamente. Dessa forma, menos combustível é queimado desnecessariamente, reduzindo a emissão de poluentes.

Selo Verde

Vale destacar que os veículos da empresa possuem a etiqueta do “Selo Verde”, certificação que atesta que os carros emitem poluição dentro dos padrões considerados aceitáveis.

Treinamento

Por último, mas não menos importante, a capacitação de pessoal também ajuda a reduzir o impacto ambiental. O Programa de Redução da Emissão de Poluentes, treina os motoristas da empresa para que estes utilizem os ônibus de forma consciente. Nas reuniões do programa, são apresentadas técnicas de condução segura para que o rendimento dos veículos seja maximizado sem que isso gere gasto excessivo de combustível e desgaste de peças e componentes.

Viu só como a Transa Transporte se preocupa com a preservação ambiental? Você também pode fazer a sua parte para ajudar o planeta. Hábitos simples são capazes de fazer a diferença, tais como: não jogar lixo nos cursos d´água, descartar corretamente pilhas e baterias, reaproveitar materiais recicláveis, etc. A sua ação de hoje pode garantir um mundo melhor para as futuras gerações. Nós pensamos assim!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Sinta-se a vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *