Os autistas merecem respeito e compreensão nos coletivos
Hoje, dia 02 de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de ser um dia para difundir conhecimento sobre essa síndrome neuropsiquiátrica, como forma de combater o preconceito e a discriminação. De acordo com dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o transtorno do espectro autista (TEA) atinge cerca de 1 a cada 160 crianças no mundo.
O que é o autismo?
O autismo é um distúrbio psiquiátrico, que afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação do indivíduo. Ele normalmente é identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida.
É importante ressaltar que não existe uma causa identificada para o autismo, muito menos uma cura. No entanto, há formas de trata-lo. O tratamento envolve o esforço conjunto de médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e pedagogos. O objetivo é que o indivíduo possa realizar suas tarefas de forma independente.
Vale destacar que o tratamento vai variar de acordo com a com o grau de dificuldade de cada pessoa.
Como auxiliar os autistas nos coletivos?
Primeiro de tudo, é importante ter em mente que os autistas têm direito de utilizar o transporte coletivo, por isso, nosso dever como cidadãos é respeitar esse direito. Devemos minimizar ao máximo possível o desconforto da pessoa com autismo, como também dos responsáveis por essa pessoa. E como podemos fazer isso? Bom, abaixo listamos algumas orientações:
– Seja compreensivo com os autistas, pois as pessoas que estão no espectro autista lidam com o mundo de forma diferente. Por isso, evite julgar com olhares ou fazer comentários maldosos;
– Ceda o assento, pois isso pode ajudar a evitar a inquietação, trazendo mais conforto e segurança;
– É indicado evitar contato físico, principalmente quem não é tão próximo do indivíduo;
– Tenha atenção aos estímulos sonoros e visuais, pois isso pode incomodar bem mais as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
Embarque nesta causa
Neste ano, a campanha nacional da causa tem como tema o “Respeito para todo o espectro”, que visa conscientizar as pessoas sobre as várias formas de manifestação do autismo (espectro) e que todas elas merecem respeito. Uma das ações que ocorrem em todo mundo para demonstrar o apoio a causa e dar visibilidade a data é a iluminação azul dos cartões-postais e o uso da hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!